São João no Alto do Moura terá dois polos e pavilhão de artesanato

Polos Mestre Vitalino e Coreto terão shows aos sábados e domingos




O Maior Centro de Artes Figurativas das Américas, Alto do Moura, localizado a 7 km do centro de Caruaru, é ponto de cultura, tradição e muito forró durante o São João. Este ano, o bairro contará com dois polos de animação e com um pavilhão de artesanato, onde estarão expostas peças de dezenas de artesãos que elevam o nome de cidade para o mundo. Os polos Mestre Vitalino e Coreto abrem as programações no dia 2 de junho (sábado) e seguem até o dia 30, com shows a partir das 10h.




Estreando no São João, o Polo Coreto terá apresentações de trios pé de serra e bandas de pífano aos sábados e domingos, sempre às 10h e até as 14h. O polo fica localizado na Avenida Mestre Vitalino, em frente à sede da Associação dos Artesãos em Barro do Alto do Moura (AABMAM). Entre os nomes que irão subir ao palco estão: Banda de Pífanos Mandacaru, Trio Chamegado, Banda de Pífanos Mirim Zé do Estado, Trio Nós Todos, Trio Manoel da Corsentina e Forró do Bom.




O Polo Mestre Vitalino, que funciona na avenida de mesmo nome, terá, em 2018, a programação ampliada: serão quatro atrações por dia, aos sábados e domingos. Os shows de abertura começam às 10h e o polo funciona até as 18h. Entre as atrações estão: Walmir Silva, Domingos Acioly, Calango Aceso, Lia de Carvalho, Azulinho, Jucélio Vilela, Humberto Bonny, Renilda Cardoso e Berinho Lima.




Além de aproveitar as atrações, quem vier ao São João pode conhecer um pouco da história do barro, visitando a Casa-Museu Mestre Vitalino e o Museu Mestre Galdino. O espaço dedicado a Vitalino é a antiga residência do artesão e abriga objetos pessoais e réplicas do trabalho do mestre. O museu fica aberto de segunda a sábado, das 8h às 17h, e aos domingos, das 9h às 13h. Para conhecer a arte surrealista do Mestre Galdino, os interessados podem entrar em contato com o acervo do memorial, que conta com fotos e textos sobre o artista, além de peças originais. O memorial é aberto das 8h às 17h, de segunda a sábado, e das 9h às 13h aos domingos.




ARTESANATO – Pela primeira vez, o Alto do Moura terá um espaço dedicado ao artesanato durante os festejos juninos. O Pavilhão do Artesanato do Alto do Moura terá uma estrutura montada ao lado do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e funcionará de 9 a 30 de junho, aos sábados e domingos, das 10h às 17h. O Pavilhão conta com a parceria do Sebrae/PE, que oferece, além da exposição, oficinas de capacitação a todos os artesãos participantes, tais como: exposição de produtos, formação de preços, entre outras.


O Alto do Moura conta com lojas e ateliês dos principais artesãos da cidade, muitos deles funcionando nas próprias residências dos ceramistas e artistas. Entre tantos artesãos, encontram-se sinalizados no Alto do Moura os ateliês de: Manoel Inácio, Elias, Luís Galdino, Família Vitalino, Cícero José, Zé Galego, Ednaldo José, Luiz Antônio, Família Zé Caboclo, Marliete Rodrigues, Ernestina, Ademilson, Família Manuel Eudócio, Heleno Rodrigues, Luiz Bernardino, Terezinha Gonzaga, Família Galdino e Zezinho Muriçoca.


Programação – Polo Coreto


Sábado (2)

10h - Trio Bom Jesus

12h - Trio Café com Leite

Domingo (3)

10h - Trio Trindade

12h - Banda de Pífanos Mirim Zé do Estado

Sábado (9)

10h - Genilsa do Acordeno

12h – Trio Manoel da Consertina

Domingo (10)

10h - Trio Nós Todos

12h - Banda de Pífanos Mandacaru

Sábado (16)

10h - Trio Raízes do Forró

12h - Trio Chamegado

Domingo (17)

10h - Trio Arrasta Pé

12h - Trio Manoel da Consertina

Sábado (23)

10h - Trio Seguros do Forró

12h - Banda de Pífanos Mirim Zé do Estado

Domingo (24)

10h - Trio Alternativa

12h - Banda de Pífanos Mandacaru

Sábado (29)

10h - Trio Nós Todos

12h - Trio Boa Sorte

Domingo (30)

10h - Trio Forró do Bom

12h - Trio Fuá

 

Programação – Polo Mestre Vitalino

Sábado (2)

10h - Trio Nordeste

12h - Cheiro de Sanfona

14h - Walmir Silva

16h - Carlinhos Nova

Domingo (3)

10h - Garotos do Forró

12h - Banda Alternativa

14h - Barthô

16h - Reginaldo Azevedo

Sábado (9)

10h - Trio Xamegado

12h - Domingos Acioly & André Julião

14h - Mateus Lima

16h - Calango Aceso

Domingo (10)

10h - Forró Castelo de Cartas

12h - Thayse Dias

14h - Savinho do Acordeon

16h - Lia de Carvalho

Sábado (16)

10h - Edilene Lira

12h - Renilda Cardoso

14h - Dominguinhos Caruaru

16h - Floro Jr.

Domingo (17)

10h - Pingo d'agua

12h - Mateus Santos

14h - Elida

16h - Forró Topado                       

Sábado (23)

10h - Trio Aveloz

12h - Sil Morena

14h - Jucélio Vilela

16h - Sebastian Silva

Domingo (24)

10h - Trio Milênio

12h - Berinho Lima

14h - Rodrigo Raposo

16h - Pinga Fogo

Sábado (29)

10h - Trio Buscapé

12h - Humberto Bonny

14h - Lucinha Torres

16h – Azulinho

Domingo (30)

10h - Trio Alternativo

12h - Renyelton

14h - Fogo e Forró

16h - Arina Costa


Fotos: Janaina Pepeu e Divulgação

São João no Alto do Moura terá dois polos e pavilhão de artesanato São João no Alto do Moura terá dois polos e pavilhão de artesanato Reviewed by Adriano Monteiro on 29.5.18 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!