Agrestina participa da 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns



No próximo sábado (22), o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos participa da palestra “Cozinha Patrimonial: Territórios”, com mediação da gastrônoma Ana Cláudia Frazão,  que  tem como objetivo desvendar a geografia  do nosso território, enfatizando a relevância dos produtos originários do Agreste Meridional. O encontro tem início às 14h, no Instituto Historico, Geográfico e  Cultural de Garanhuns, localizado  na Praça Dom Moura. 

A palestra busca enfatizar a necessidade da preservação dos saberes tradicionais de uma culinária com reconhecimento territorial, assegurando o mérito cultural e proporcionando uma intensa dimensão simbólica e cultural da gastronomia da região. 

Na ocasião, o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, vai falar sobre o Alfenim, doce centenário produzido em Agrestina, e das ações desenvolvidas pelo município para  salvaguardar a cultura  desse patrimônio gastronômico. 

Após a palestra, será oferecida uma pequena degustação entre os participantes com a temática: "Degustando a Cultura Local" , e a elaboração de três receitas com produtos do Agreste Meridional como:  café, doces e queijos, desenvolvidas pela gastrônoma convidada, Beth da Mata. 

A mediadora da palestra, a gastrônoma Ana Cláudia Frazão  é natural de Recife – Pernambuco e tem a culinária em seu DNA familiar. Formada em Gastronomia, estudou Produção e Gestão Cultural e é professora de cozinha brasileira e pernambucana. Como pesquisadora, seu trabalho de investigação é resultado de uma década de intensa militância cultural, buscando a valorização da culinária brasileira, em especial a pernambucana, e construindo focos de interesses comuns e resistência em todo esse processo gastronômico.

A palestra é parte da programação oficial do 27º Festival de Inverno de Garanhuns, no Polo IHGCG.

Por Thayna Chaves. Foto: Adriano Monteiro 


Agrestina participa da 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns Agrestina participa da 27ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns Reviewed by Adriano Monteiro on 20.7.17 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!