Região Turística Encantos do Agreste realiza segunda reunião de estruturação da instância de governança


Na manhã da última quarta-feira (21), foi realizada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Panelas, a segunda reunião de estruturação da Região Turística Encantos do Agreste, que contou com a participação de representantes do setor público e privado dos municípios de Agrestina, Panelas, Cupira e Lagoa dos Gatos.


Na ocasião foram apresentados os aspectos culturais e turísticos de cada município, que entrarão para o Mapa do Turismo Brasileiro através do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), que é um instrumento jurídico e canal de captação de recursos para estruturação dos municípios, seja de forma direta ou via emenda parlamentar, tendo em vista que fazer parte de uma Região Turística é fator decisivo e determinante para que os municípios sejam contemplados.


A institucionalização da instância da governança é de extrema importância para a efetivação deste trabalho, por isso o cumprimento de prazos e a importância da presença dos interlocutores municipais nas decisões democráticas, foram pauta do encontro.

A criação de um aplicativo da Região “Encantos do Agreste” ganhou seus primeiros passos através da decisão dos presentes, que entregará gratuitamente aos visitantes e pernambucanos uma plataforma móvel rápida e objetiva, com informações e serviços turísticos dos municípios envolvidos. A vantagem deste projeto consiste em oferecer serviços úteis, uma integração entre atrativos e roteiros turísticos com visitantes, empresas e prefeituras. Além de conter um inventário turístico dos municípios dentro da Base do Ministério do Turismo, bem como a execução da promoção, estruturação e visibilidade desta região do Agreste Pernambucano.

Os representantes dos municípios também discutiram acerca do objetivo maior, que é valorizar o que as cidades têm como atrativos, gerando em seu povo o sentimento de pertencimento à suas identidades culturais. Para o turismólogo, Patrik, esse trabalho traz benefício reais para a região, não é apenas uma mera promoção, “É uma chance para desenvolver o município, que faz efeito no âmbito nacional”, disse.


Por Aguida Barros.     Fotos: Adriano Monteiro


Região Turística Encantos do Agreste realiza segunda reunião de estruturação da instância de governança Região Turística Encantos do Agreste realiza segunda reunião de
estruturação da instância de governança Reviewed by Adriano Monteiro on 24.6.17 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!