Astur comemora lançamento de livro que valoriza a gastronomia de Pernambuco

A Parceria entre Astur e a Gestão de Linguagem Gastronômica da Fundarpe visa promover a salvaguarda da identidade gastronômica dos municípios



Com o título Shakkar, palavra originária da Índia, ou açúcar, em sânscrito, a gastrônoma Ana Cláudia Frazão lança mais um livro da série “Comedoria Popular”. Esta edição trata de receitas e saberes da produção de doces tradicionais que constituem os tabuleiros populares, presentes na cultura do Estado.


Com incentivo do Governo de Pernambuco, por meio do Funcultura, o livro é resultado de um trabalho de investigação em cidades de Pernambuco que resultou na publicação de um roteiro gastronômico que ressalta as comidas típicas de diferentes regiões de Pernambuco e que tem o açúcar como matéria-prima. O livro conta com uma abordagem no contexto da cultura e saberes tradicionais da gastronomia, buscando a valorização da culinária brasileira, em especial, a pernambucana.


A publicação traz, além do contexto cultural do açúcar como base dos doces tradicionais produzidos em Pernambuco, um índice das receitas tradicionais que fazem parte da cultura de cidades do Estado. Foram retratados no livro as cidades de Agrestina com o tradicional Alfenim, Lagoa Grande com o Biscoito do Lambedor, Limoeiro com o Confeito de festa, Itapissuma com o Dudu de batata doce e Ipojuca com seus doces e compotas.


A Associação das Secretarias de Turismo de Pernambuco – ASTUR/PE é parceira da gestão de Linguagem de Gastronomia da Fundarpe que tem como objetivo contribuir com a salvaguarda da identidade gastronômica dos municípios, promovendo, orientando e trabalhando a gastronomia como geração de renda.

Por Thayna Chaves


Astur comemora lançamento de livro que valoriza a gastronomia de Pernambuco Astur comemora lançamento de livro que valoriza a gastronomia de
Pernambuco Reviewed by Adriano Monteiro on 2.6.17 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!