Encontro da Astur reelege presidente e empossa nova mesa diretora


Nos dias 25 e 26 de abril, a cidade de São José da Coroa Grande, Litoral Sul do Estado, sediou o I Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Pernambuco. O evento reuniu cerca de 150 representantes de municípios pernambucanos.


O evento teve início com a o lançamento oficial do Guia Rota 104 Pernambuco, pelo Governo do Estado, representado pela Diretora de Estruturação Turística da Empetur, Caroline Marques. Em seguida aconteceu a palestra que teve como tema: O turismo como vetor para o desenvolvimento dos municípios, ministrada pelo Prof. Doutorando Plínio Guimarães de Sousa.


No local também foi realizada a tradicional Mostra Gastronômica onde foi possível degustar as delícias da gastronomia das cidades que participaram do evento. O momento contou com a discussão das professoras de Gastronomia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE e do Instituto Federal de Pernambuco – IFPE do Recife. O artesanato das cidades também contou com um espaço especial para exposição onde os visitantes puderam conhecer um pouco mais do artesanato das cidades que integram a associação.


Após o momento gastronômico, teve início a eleição da nova mesa diretora da Associação das Secretarias Municipais de Turismo de Pernambuco - ASTUR/PE para o biênio 2017/2019. Na ocasião, a chapa eleita por aclamação, teve como candidato eleito o secretário de Cultura e Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, o secretário de Turismo de Gravatá, Romero Brito, como vice-presidente e a secretária de Turismo de Tamandaré, Lizete Maioli, como 2º vice-presidente. A noite ainda contou com a apresentação culturais de dança e pastoril, música ao vivo e um jantar de confraternização.


Na manhã da quarta-feira (26) foi realizada a visita técnica as piscinas naturais do município, a bordo do Catamarã Amazônia Azul, uma visita ao Engenho Morin, onde nasceu o ex-governador de Pernambuco Estácio Coimbra, e a Reserva do Rio Una.



Para o presidente da Astur, Josenildo Santos, o objetivo para o próximo biênio é buscar a valorização e promoção para potencializar os municípios. “A participação dos municípios nos encontro que são realizados ao longo do ano, busca oportunizar aos municípios visibilidade e destaque por divulgar seus atrativos culturais e turísticos. É dessa forma que a gente desenvolve o turismo”,disse.




Por Thayna Chaves.       Fotos: Adriano Monteiro
Encontro da Astur reelege presidente e empossa nova mesa diretora Encontro da Astur reelege presidente e empossa nova mesa diretora Reviewed by Adriano Monteiro on 28.4.17 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!