Especial do blog - Benito Ribeiro tem a proteção de Padre Cícero, segundo afirmação do Diário de Pernambuco de 1977

Por Paulo Roberto M. Junior

A inauguração da Praça Padre Cícero de Agrestina, foi matéria do Diário de Pernambuco. Estampando a publicação, foi postada a foto do Prefeito ao lado da estátua. A matéria foi publicada na edição n°34, na página A-20, de 04/02/1977. Pelo teor da notícia, a praça foi inaugurada entre os dias 30 e 31 de janeiro daquele ano, uma vez que se tratou do último ato do primeiro mandato de Prefeito de Benito Ribeiro.

O fato de Benito Ribeiro ter escolhido render homenagens ao Padre Cícero, deve-se não apenas ao fator religioso, mas, aos conflitos existentes entre o Prefeito e o Vigário local, uma vez, que o Padre foi o adversário político de Benito, no pleito de 1972. Outra motivação existente era o fato do Padre Nestor ser enfático ao repudiar o culto ao Padre Cícero, uma vez que o “santo do Juazeiro”, não foi canonizado pela igreja católica. 

Outros detalhes sobre as desavenças políticas entre o Benito e o Padre Nestor, voltaremos a discutir em outra oportunidade. Agora, confira no texto abaixo, a íntegra da cobertura jornalística feita em Agrestina e publicada no Diário de Pernambuco. Com o seguinte título:

Padim Ciço abençoa o prefeito que sai

AGRESTINA – O último ato do ex-prefeito Benito Ribeiro foi inaugurar o busto do padre Cícero Romão Batista, numa praça que tomou o nome do “santo” de Juazeiro do Norte, Ceará.

Ele não disse quanto gastou na homenagem, mas justificou:

- Com as graças de Deus e com as bênçãos do meu padrinho Cícero Romão Batista, consegui equilibrar as finanças da prefeitura e eleger o meu sucessor, certos de que essas mesmas forças e essas mesmas bênçãos recairão sobre ele.

O deputado federal Carlos Wilson Campos, também certo da ajuda do “milagroso santo do Juazeiro”, testemunhou:

- O padre Cícero iluminou o prefeito durante os quatro anos do seu mandato.

NOVO GOVERNO

O prefeito empossado Sinval Ribeiro de Melo, da Arena, declarou-se esperançoso de que os “milagres não parem em Agrestina”. Ele vai continuar o programa do governo do antecessor, e diz que não terá dificuldade na Câmara Municipal, pois elegeu a mesa diretora.

A comissão executiva do legislativo municipal, está assim constituída: presidente Antonio Lira; 1°secretário Albertina Vasconcelos; 2° secretário Antonio dos Santos.

PREFEITURA PAGA

A oposição em Agrestina muito veladamente está criticando os gastos com a construção da praça. Dada a fé do povo, ninguém faz referência ao busto. Apenas se diz, que custou muito caro, e o próprio ex-prefeito Benito Ribeiro teria posado como modelo. “A cara do padre Cícero é parecida com a do prefeito. Isso é uma blasfêmia” – disse um político. Os romeiros estão vendo nisso um bom sinal, e assim se explica o favoritismo dos “milagres administrativos”.

*Os créditos da matéria, pertencem ao Diário de Pernambuco, fonte da qual utilizei como fonte de pesquisa, através da página da internet. O material foi extraído da edição de n° 34, página A-20, de 04/02/1977


Especial do blog - Benito Ribeiro tem a proteção de Padre Cícero, segundo afirmação do Diário de Pernambuco de 1977 Especial do blog - Benito Ribeiro tem a proteção de Padre Cícero, segundo afirmação do Diário de Pernambuco de 1977 Reviewed by Adriano Monteiro on 23.2.17 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!