Agrestina já compõe o Mapa do Turismo Brasileiro

O presidente da Astur, Josenildo Santos e o prefeito de Agrestina, Thiago Nunes, exibem os Mapas do Turismo Brasileiro
Foto: Adriano Monteiro
Um sonho realizado! - Foi com essas palavras que o presidente da Associação das Secretarias Municipais de Turismo de Pernambuco (Astur-PE) e secretário de Turismo de Agrestina, Josenildo Santos, recebeu os exemplares do Mapa do Turismo Brasileiro 2016, onde o município agrestinense já encontra-se inserido. O momento foi testemunhado pelo prefeito Thiago Nunes, que na ocasião participou de encontro com o Secretário de Turismo do Estado de Pernambuco, Felipe Carreras. "Era como se não existíssemos para o Ministério do Turismo. O nome de Agrestina dentro do Mapa do Turismo é como um registro de nascimento", disse Thiago Nunes.

Embora o número de municípios tenha diminuído em relação a 2013, Agrestina conseguiu entrar no Mapa através de incessantes idas e vindas do prefeito Thiago Nunes à Brasília e do secretário de Turismo de Agrestina, Josenildo Santos à Empetur e Setur, em busca da inserção do município. Os critérios buscaram identificar se o município adotou o turismo como um dos fatores para desenvolver a economia local. De acordo com o novo mapa, o país tem 2.175 municípios em 291 regiões turísticas. Agrestina encontra-se inserida na região "Encantos do Agreste", pleiteada pelo presidente da Astur-PE durante reuniões de conselhos, e que também é composta pelos municípios de Cupira, Lagoa dos Gatos e Panelas.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento de políticas públicas, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Sua construção é feita em conjunto com os órgãos oficiais de Turismo dos estados brasileiros. Para a atualização do mapa, foram realizadas oficinas e reuniões em todas as 27 UFs e a validação do mapa foi feita pelos estados e Distrito Federal em seus respectivos Fóruns ou Conselhos Estaduais do Turismo.

Por Adriano Monteiro

Agrestina já compõe o Mapa do Turismo Brasileiro Agrestina já compõe o Mapa do Turismo Brasileiro Reviewed by Adriano Monteiro on 25.1.17 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!