Tecnologia e segurança entre as principais pautas da reunião Astur

Foto: Adriano Monteiro
Gravatá recebeu os convidados para o encontro de secretários e dirigentes de turismo de Pernambuco a caráter, com chuva e frio. Com o objetivo de discutir assuntos pertinentes a atividade do trade turístico de todo o estado, os líderes, que fazem parte da Astur-PE, se reuniram no Hotel Porto da Serra onde puderam contar ainda com mostra gastronômica debates e palestras. E, claro, o clima ameno também se tornou um atrativo durante o evento realizado nos últimos dias 23 e 24 de maio.

Foto: Adriano Monteiro
Foto: Adriano Monteiro
A recepção foi realizada por dançarinas caracterizados como as famosas bonequinhas de Gravatá, minúsculos souvenirs feitos de tecido e muitas vezes utilizados como broches. Em seguida, o turismólogo Patrick Serapião apresentou o aplicativo Gravatá Turismo que pretende reunir em um só local as informações sobre hotéis, pousadas, restaurantes, atrativos e outras que possam ser úteis para os visitantes que já lotam a cidade em feriados prolongados, fins de semana e férias. A aplicação gratuita já está disponível para plataformas Android e o uso em computadores, mas em breve também poderá ser baixado na Apple Store.

Confira todas as fotografias do evento (clicando aqui)

Foto: Adriano Monteiro
Foto: Adriano Monteiro
A pauta seguinte foi um dos assuntos mais discutidos entre os secretários em diversas oportunidades. O Major Bombeiro Militar Marcílio Erick Aprígio, engenheiro mecânico e de segurança no trabalho da diretoria especializada, detalhou o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIP) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco aplicado aos eventos. A partir da explicação, os associados retiraram algumas dúvidas e questionaram outras solicitações realizadas pelos bombeiros em eventos passados. As maiores reclamações são em relação à falta de informações claras sobre as exigências da lei, bem como a respeito das exceções e a necessidade de uma padronização nas exigências, fato este que evitaria interpretações livres por parte dos bombeiros. “Precisamos da colaboração de todos no sentido do cumprimento da lei. Claro que existem situações específicas, mas devemos sempre proporcionar encontros como esse para que não haja mais dúvidas e problemas em relação à segurança nos eventos’, disse o Major.

Foto: Adriano Monteiro
Ainda na mesma tarde, a representante do Birô de Cultura, Clarisse Fraga, apresentou detalhes sobre projetos culturais e de eventos para incremento do Turismo e a coordenadora do curso de jornalismo da Favip Devry, Rosângela Araújo, explicou um pouco mais sobre o Intercom e a necessidade do envolvimento de todo o trade também nesse processo. Ainda houve palestra com o representante do SEBRAE Araripina, Jorge Roseno Santos, que apresentou o projeto Empreender e Acolher no Araripe, que planeja realizar ações para a profissionalização do setor de turismo nos municípios dessa região do Sertão pernambucano.

Foto: Adriano Monteiro
Em relação a gastronomia, estiveram presentes as professoras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Neide Shinohara e Fátima Padilha, acompanhadas do Chef Yoshi Matsumoto, que representa as políticas culturais de Pernambuco na linguagem de gastronomia. De acordo com Neide, o objetivo dessas visitas ao interior do Estado é “formar um catálogo das influências gastronômicas que incidem em diversos pontos e podem se perder caso não sejam catalogadas, entendidas e disseminadas entre os novos profissionais da Gastronomia”. 

Foto: Adriano Monteiro
Foto: Adriano Monteiro
Após as discussões e apontamentos, todos puderam experimentar as delícias de diversas cidades exemplo de Lagoa dos Gatos, Agrestina, Cupira, Recife, Igarassu, Casinhas e Gravatá, isso sem contar com os produtos funcionais desenvolvidos pelos alunos da UFRPE. Para a noite, foi preparada uma apresentação especial no Mercado Cultural de Gravatá e o encerramento, na manhã da quarta-feira, ficou a cargo da Costa Serrana Turismo que programou um city tour passando pelo Museu do Carro Antigo, Polo Moveleiro e Memorial de Gravatá.

Foto: Adriano Monteiro
Foto: Adriano Monteiro
De acordo com presidente da Astur-PE, Josenildo Santos, também Secretário de Cultura, Turismo e Juventude de Agrestina, este foi um dos mais proveitosas encontros. “Tivemos uma pauta diversificada, informativa e com assuntos que realmente interessam para quem trabalha com o turismo em Pernambuco”, disse. Durante assembleia, os associados escolheram o homenageado do prêmio Othon Bezerra de Melo este ano, que será Robson Pacheco, presidente da Sociedade Teatral de Fazenda Nova e responsável pela manutenção do espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém reconhecido internacionalmente. O próximo encontro, no qual também será realizada a premiação, já está marcado para novembro, em Brejo da Madre de Deus.

Por Edmea Ubirajara / Astur-PE

Tecnologia e segurança entre as principais pautas da reunião Astur Tecnologia e segurança entre as principais pautas da reunião Astur Reviewed by Adriano Monteiro on 31.5.16 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!