Crianças indígenas com necessidades especiais serão tema de documentário na Holanda

Existem famílias com mais de uma criança com deficiência física ou mental. Foto: Adriano Monteiro
Crianças com necessidades especiais, da Tribo Pankará, em Carnaubeira da Penha, no Sertão de Pernambuco, serão tema de documentário produzido pela jornalista, Anniemarie Haverkamp e pela fotojornalista, Mona Van Den Berg, para a Fundação Liliane Fonds, uma ONG holandesa que ajuda pessoas com deficiência em todo mundo.

Algumas famílias vivem em extrema pobreza e local distante, dificultando o tratamento e
locomoção das crianças. Aldeia Casa Nova - Foto: Adriano Monteiro
Annemarie é jornalista e mãe de um garoto de
12 anos portados de necessidades especiais.
Foto: Adriano Monteiro
As documentaristas acompanharam durante dois dias, crianças de famílias da aldeia Casa Nova, localizada na Serra do Arapuá, e que possuem algum tipo de deficiência. A Apae do município, também fará parte da produção. Lá, Anniemarie e Mona, conheceram as atividades que atendem 52 pessoas entre crianças e adultos, além da terapia de fisioterapia e a apresentação de capoeira composta por alunos medalhistas na VIII Olimpíadas Especiais das Apaes, que aconteceu em Garanhuns, no mês de agosto.

Com um filho deficiente e o interesse em conhecer como essas crianças especiais são tratadas em outros lugares do mundo, a jornalista se surpreendeu com a quantidade de casos numa única região. Segundo Aline Vieira, diretora da Apae de Carnaubeira da Penha, estima-se que mais de 100 índios Pankará, entre crianças e adultos, têm algum tipo de deficiência. Ainda de acordo com ela, o alto índice, pode ter relação com o grau de parentesco, já que existem vários casos de índios que se casaram com parentes. 

O documentário irá retratar famílias Pankará, diante das dificuldades, como locomoção, tratamento e rotina com seus filhos deficientes.










As documentaristas acompanharam também as atividades com os alunos da Apae Carnaubeira da Penha.
Aulas de capoeira, artesanato, pintura fazem parte do dia a dia dos apaeanos  do Sertão do Pajeú.
Fotos: Adriano Monteiro
Por Adriano Monteiro




Crianças indígenas com necessidades especiais serão tema de documentário na Holanda Crianças indígenas com necessidades especiais serão tema de documentário na Holanda Reviewed by Adriano Monteiro on 2.10.15 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!