Raquel tem todas as credenciais para ser prefeita de Caruaru, avalia João Lyra

Por Jamildo Melo

Foto: Adriano Monteiro
Se depender do aval do pai, e atual governador, João Lyra Neto (PSB), a candidatura da deputada estadual Raquel Lyra (PSB) à Prefeitura de Caruaru, em 2016, está mais do que garantida. “Raquel, pela sua trajetória, tem todas as credenciais para construir sua candidatura em Caruaru”, disse o governador, durante a entrevista de final de ano do Palácio do Campo das Princesas. “Acho que é um nome importante pra construir sua candidatura a prefeita em Caruaru”, defendeu.

Formada em Direito e ex-delegada da Polícia Federal, Raquel Lyra chegou a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em 2010, como a mulher mais votada do Legislativo estadual. Na Casa, ganhou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do Poder, por onde passam todos os projetos antes de ir à votação no Plenário.

“Ela se elegeu em 2010 com uma boa votação, foi secretária de Eduardo, é procuradora do Estado, delegada da Polícia Federal, foi a mulher mais votada da história pernambucana pra Alepe. Teve mais de 80 mil votos”, lembra o governador.

“Isso vai depender de 2015, das forças políticas”, admite, sobre a intenção da filha de disputar a prefeitura da maior cidade do Agreste. “Vou participar dessa articulação. Não só lá, mas onde for possível e onde tiver espaço. Não quero sair da vida política, mesmo sem mandato. As eleições seguintes é que definirão o meu futuro”, disse.

Em Caruaru, Raquel é herdeira da tradição política da família, que começou com a eleição do avô dela, João Lyra Filho, como prefeito da cidade, em 1959; cargo ao qual voltaria em 1973. O filho mais velho, Fernando Lyra, foi seis vezes deputado federal e chegou a ser Ministro da Justiça durante o governo Sarney.

O pai de Raquel, João Lyra Neto, também foi duas vezes prefeito de Caruaru, antes de assumir como vice do ex-governador Eduardo Campos em 2007. Ele passou a chefiar o Palácio do Campo das Princesas em abril, após a renúncia de Campos para disputar a Presidência da República.

INSTITUTO FERNANDO LYRA – Antes disso, porém, em 2015, João Lyra vai se dedicar à criação do Instituto Fernando Lyra, uma ideia dada pelo senador Cristovam Buarque (PDT), para homenagear o irmão, falecido em fevereiro de 2013.

“O foco é na formação política da juventude. Não há mudança se não for na participação efetiva na política. Acho que os jovens tem que ser formados politicamente”, revela o governador.

Blog de Jamildo

Raquel tem todas as credenciais para ser prefeita de Caruaru, avalia João Lyra Raquel tem todas as credenciais para ser prefeita de Caruaru, avalia João Lyra Reviewed by Adriano Monteiro on 22.12.14 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!