Literatura e matemática em foco no Seminário PNAIC

Foto: Adriano Monteiro
Sob o tema ‘Letramento literário e matemática – Interagindo com letras e números’, alunos participantes do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Agrestina. O Seminário de encerramento das atividades, realizado na sexta-feira (13/12), reuniu todas as escolas no Centro Cultural da cidade, onde foi apresentado o resultado das abordagens utilizadas em salas de aula.

A Escola Municipal Sesquicentenário da Independência apresentou livros confeccionados pelos próprios alunos e a representação da Arca de Noé em trabalhos de classe. A literatura de cordel foi contemplada pela Escola Nossa Senhora da Conceição, enquanto a Leonila de Sousa Ribeiro expôs trabalhos de interpretação de texto, com a temática de Romeu e Julieta, projetos literários, trabalhos com formas geométricas, ditado de frases e produção de texto, além do lançamento do livro ‘Atrás da Porta’, todo em formato de quadrinhos com adaptação do texto original de Ruth Rocha.

Foto: Adriano Monteiro
A matemática esteve no centro das atenções dos alunos da Escola Marcionila Maria dos Santos, através de jogos como corrida numérica, trilha numérica, disco mágico e pescaria da adição, só para citar alguns. A Escola Maria Edelvita inovou e apresentou o Sítio do Pica Pau Amarelo através de maquetes do sítio, poemas, releitura da imagem através da música Maria, Maria (Milton Nascimento), entre muitas outras atividades. A Escola Nossa Senhora da Conceição representou lindamente a Vila Barra do Chata em miniatura em um trabalho de cartografia e também realizou jogos numéricos. Na mesma ocasião foi lançado o livro Problematizando Poemas, elaborado pelos professores alfabetizadores do PNAIC.

Foto: Adriano Monteiro
Após a exposição, começaram as apresentações culturais, com a participação da Apae, que encenou uma peça sobre o nascimento de Jesus; a Mazuca de Agrestina repaginada pelos jovens e as ‘Emílias’ dançarinas, da Escola Maria Edelvita, que cantaram e dançaram as fábulas de Monteiro Lobato. Os alunos da Sesquicentenário também homenagearam um escritor, desta vez Vinícius de Morais.

“Quero agradecer às escolas que estão apresentando aqui o resultado do trabalho de um ano inteiro”, disse Joelma Leite, secretária de Educação e Esportes. Cristiana de Almeida, representante da GRE Caruaru, também elogiou. “Esse é um dia de culminância. Parabéns à equipe da Secretaria, aos professores que estão na luta diária e aos pais que acompanham os filhos nesse momento”, disse. Também estiveram presentes os secretários de Cultura, Turismo e Juventude, Josenildo Santos, de Assistência e Desenvolvimento Social, Marciano Lopes e de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria Edinete Luiz.

Confira todas as fotos do evento (clicando aqui)

Por Edméa Ubirajara \ Decom Agrestina

Literatura e matemática em foco no Seminário PNAIC Literatura e matemática em foco no Seminário PNAIC Reviewed by Adriano Monteiro on 16.12.14 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!