MEC suspende vestibular de 14 cursos em Pernambuco.


Doze faculdades particulares de Pernambuco não poderão realizar vestibular para preencher vagas em 14 cursos, no próximo ano. A proibição é do Ministério da Educação, que determinou suspensão de processo seletivo de 270 cursos no País. As faculdades tiveram Conceito Preliminar de Curso (CPC) insatisfatório (1 e 2) nos anos de 2009 e 2012.

“Nossa obrigação é assegurar qualidade aos estudantes”, disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante. “Precisamos continuar expandindo, mas com qualidade. Não tem negociação, os critérios são rigorosos”, enfatizou o ministro.

Os 270 cursos com CPC insatisfatório representam um corte de 44.069 vagas de administração, ciências contábeis, direito, comunicação social e demais cursos nas áreas de humanidades.

Além da medida cautelar de suspensão de vestibular, os cursos terão de firmar protocolo de compromisso, com plano de melhorias detalhado e medidas a serem tomadas em curto e médio prazo.

Em 60 dias, os cursos mal avaliados devem passar por reestruturação no corpo docente. Ou seja, investir em dedicação integral e titulação dos profissionais.

Em 180 dias, por readequação da infraestrutura e do projeto pedagógico. O plano de melhoria será acompanhado por comissão de avaliação, que fará relatórios periódicos. Caso se verifique o não cumprimento das medidas, será instaurado processo administrativo, que pode resultar no fechamento do curso.

Confira as instituições e os cursos com vestibular suspenso. A lista completa pode ser acessada no Diário Oficial da União

Recife
Escola Superior de Relações Públicas | Secretariado Executivo
Faculdade de Ciências Humanas (Esuda) | Administração
Escola Superior de Marketing | Publicidade e propaganda e Administração
Faculdade Santa Helena | Administração
Faculdade Salesiana do Nordeste | Administração e Direito
Faculdade Integrada de Pernambuco | Administração

Jaboatão dos Guararapes
Faculdade Europeia de Admnistração e Marketing | Administração
Faculdade Metropolitana do Grande Recife | Publicidade e Propaganda

Olinda
Instituto de Ensino Superior de Olinda | Direito

Ipojuca
Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas | Ciências contábeis

Caruaru
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru | Ciências Contábeis

Carpina
Faculdade Luso-brasileira | Ciências contábeis

RESPOSTAS

A Faculdade Integrada de Pernambuco (Facipe) se posicionou sobre a suspensão do vestibular do curso de administração. Diz a instituição: “Desde que o Grupo Tiradentes assumiu a gestão da faculdade, em 2012, o Índice Geral de Cursos (IGC) subiu de 2 para 3, resultado de investimentos na capacitação de professores, reestruturação de currículos, ampliação do acervo da biblioteca e modernização de laboratórios. O cenário é de crescimento e o resultado do CPC do curso de administração é exceção. Ciente da necessidade de atenção mais especial para esse curso, a faculdade já traça estratégias de melhorias, dentro dos padrões exigidos pelo MEC”.

A Faculdade de Ciências Humanas ESUDA afirma desconhecer a suspensão do vestibular de administração por parte do MEC. “A Faculdade ESUDA não recebeu qualquer informação oficial do MEC, por isso, mantém o funcionamento normal do curso e do processo seletivo”, diz o diretor da instituição, Wilson Barretto.

A Facipe afirmou estar ciente da necessidade de investir mais no curso de administração e disse estar traçando estratégias de melhorias. O Esuda declarou que não recebeu qualquer informação oficial do MEC e que por isso manterá o vestibular. A Faculdade Santa Helena ressaltou não concordar com a forma de avaliação do ministério e que está tomando as medidas legais para realizar a seleção.

A Faculdade Salesiana também afirmou discordar dos critérios de avaliação do MEC. Informou que os cursos de direito e administração atendem os pré-requisitos exigidos pelo ministério. Disse ainda que vai aguardar a notificação para adotar medidas cabíveis. A Fepam destacou que está investindo na qualificação dos cursos e que não foi oficialmente informada sobre a suspensão do vestibular “diante disso rejeitamos a medida, salientando que estamos tomando as providências legais para a anulação da decisão do MEC”.

Jornal do Commercio

MEC suspende vestibular de 14 cursos em Pernambuco. MEC suspende vestibular de 14 cursos em Pernambuco. Reviewed by Adriano Monteiro on 7.12.13 Rating: 5

Nenhum comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!