Web Toolbar by Wibiya
RSS

PSE Promove Capacitação em Agrestina

Nesta segunda (20), foi a vez dos profissionais da saúde participarem da capacitação do Programa Saúde na Escola (PSE).


Mais de 100 profissionais da saúde lotaram o auditório do Colégio Santo Antônio em Agrestina, onde, com a bela voz da jovem Amanda cantando musicas de louvor, Agentes de Saúde, Dentistas, Enfermeiros, Nutricionistas, NASF e demais, puderam conhecer em que o programa consiste. "Muitos podem se perguntar: o que a educação tem haver com saúde? Através de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino", disse Marcos.


O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Como consolidar essa atitude dentro das escolas? Essa é a questão que nos guiou para elaboração da metodologia das Agendas de Educação e Saúde, a serem executadas como projetos didáticos nas Escolas.


Durante a capacitação, a Nutricionista Esmeran Santos e o Coordenador do PSE em Agrestina, fizeram uma dinâmica com os participantes, mostrando a necessidade da união e cooperativismo entre as pessoas, desde quando nascem.


O Secretário de Educação falou um pouco sobre os índices alcançados na educação, e que através deste programa, o desempenho do aluno em sala de aula tende a melhorar ainda mais, através de uma vida mais saudável, tanto na escola, quanto em seu lar.


Outros mecanismos de apoio ao programa também foram apresentados aos profissionais da saúde, como o PROERD e o Comitê Agrestina Contra o Crack, ambos programas independentes de apoio à sociedade civil, e que estão à disposição para somar ao PSE. A gestora do comitê de enfrentamento ao Crack, Essia de Paula Romão, falou sobre os objetivos do ACC e apresentou os integrantes da comissão. Já o Ten. Alberaci das Neves, fez uma breve palestra sobre o PROERD nas escolas de agrestina e todas as conquistas alcançadas com mais de 700 jovens, desde a última formação.



O grupo agrestinense de Break Dance apimentou a tarde com muito hip hop, coreografias e piruetas procedentes da dança, que tem crescido no município, inclusive nas escolas, já que o líder do grupo promove aulas de break em diversas unidades de ensino do município.


Confiram todas as fotos:


Por Adriano Monteiro



3 comentários:

Anônimo disse...



Estão de parabéns todos os membros das secretaria de Educação e Saúde do nosso município, essa parceria é a prova efetiva do trabalho em equipe que estes profissionais desenvolvem. Realmente a preocupação com a promoção da saúde, em todas as suas vertentes é imprescindível, afinal corpo e mente são indissociáveis. A sociedade agrestinense ganha muio com essa parceria.

Rosimere Alves

Midias na Educação disse...

Parabéns a todos que compõem a Equipe do PSE das Secretarias de Educação e Esportes e da Saúde. Isso mostra o compromisso assumidos por todos na busca de um município melhor e mais saudável para os agrestinenses.
Fábio César

Midias na Educação disse...

Parabéns a todos que compõem a Equipe do PSE das Secretarias de Educação e Esportes e da Saúde. Isso mostra o compromisso assumidos por todos na busca de um município melhor e mais saudável para os agrestinenses.
Fábio César

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante para nós. Conte-nos algo sobre a matéria!